domingo, 6 de junho de 2010

Alargando Horizontes


Alargando os Horizontes.
“Deus procura verdadeiros adoradores e não murmuradores”

A ARTE PARA DEUS
Arte significa: Dom, habilidade, jeito. Capacidade natural de por em prática os meios necessários para obter um resultado. Conjunto de preceitos para a perfeita execução de qualquer coisa.
A arte é uma expressão natural, criada por Deus. Toda criação de Deus foi feita para sua adoração. Toda forma de arte foi criada para a adoração a Deus.
Creio que o Senhor nos criou com habilidades naturais, no entanto, ele nos capacita ainda mais para usarmos estas habilidades de uma forma espiritual.
“ Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício.” ... “Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã; e dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado.” Êxodo 31:3,5,6
Neste texto que o Senhor deu habilidade a todos os homens hábeis, além de seus conhecimentos o Senhor os capacitou ainda mais para a realização da obra do Tabernáculo. Deus capacitou através do Espírito Santo algumas pessoas para que pudessem cumprir as tarefas que receberam. Nesse caso, a capacitação envolveu a habilidade de fazer uma variedade de itens com excelência e beleza .
Deus nos capacita, nos dá unção para dançarmos para ele e dançarmos bem com excelência e beleza.
Deus é o maior artista. Sua criação é cheia de detalhes, riquezas, Ele é o autor de tudo o que é belo e perfeito.
O homem foi criado repleto de habilidades. Deus aprecia observar estas habilidades quando elas são utilizadas para louvor e glória de Seu nome.
“Os passos do homem bom são confirmados pelo Senhor, e Ele se deleita no seu caminho.” Salmo 37:23
Tudo que fazemos, todas as nossas atividades, com exceção do pecado, podemos fazer para agradar a Deus, basta realizarmos as coisas com uma atitude de louvor.
Se temos habilidade em música, dança ou qualquer outra coisa foi o Senhor que nos criou assim.Deus infinito em amor e misericórdia se compraz em contemplar a sua criação. A Bíblia diz que o Senhor contempla nossas obras:
“O Senhor olha desde os céus e vê a todos os filhos dos homens; da sua morada contempla todos os moradores da terra, ele que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.” Salmos 33:13-14
Se realizamos algo com arte, ou seja, com habilidade, devemos realizar com atitude louvor. Se cantamos, dançamos ou encenamos que seja para dar glória e louvor a Ele.
Infelizmente a arte de um modo geral através dos meios de comunicação falada, televisiva e escrita, tem sido usada como instrumento de adoração ao diabo, divulgando os propósitos do inferno, deturpando os valores ensinados na Bíblia.
O diabo é o grande usurpador que veio para matar, roubar e destruir (João 10:10). Ele caiu porque desejava o lugar de Deus e ainda deseja receber glórias e honras, por esta razão, vem corrompendo quase toda manifestação de louvor e adoração a Deus seja no canto na música ou dança.
A arte é um instrumento poderoso para a expansão do Reino de Deus e edificação do Corpo de Cristo quando utilizada com a motivação e os propósitos corretos

Dicas Iniciais
1ª Parte – Noções Básicas sobre a Produção do Som

Para que consigamos produzir o som através da nossa voz, recorremos a vários órgãos do nosso corpo que trabalham conjuntamente para viabilizar este processo. São eles: o Aparelho Respiratório, a laringe, as pregas vocais, os ressonadores, (como a cavidade nasal, a cavidade craniana, a cavidade toráxica, a cavidade bucal e a faringe), os articuladores (língua, lábios, palato duro (céu da boca), palato mole, dentes e mandíbula.

A produção do som acontece quando o ar ao ser expirado, passa pelas pregas vocais fazendo-as vibrar. Neste momento entram em ação os articuladores cuja função, neste contexto, é levar o som para as cavidades de ressonância.Como vemos, não cantamos ou falamos "pela garganta" como muitos pensam, e sim com todo o conjunto de órgãos que se interligam são os responsáveis diretos pela transformação do ar inspirado em som. A esse conjunto de órgãos poderemos chamar de "Aparelho Fonador".

VOCÊ SABIA QUE...

* Pregas vocais é o nome correto e não "cordas vocais", pois tratam-se de pregas de tecido fibro-elástico e muscular revestidas por uma mucosa.

* A pessoas que necessitam do uso mais intenso da voz, devem conscientizar-se que há um considerável gasto de energia neste evento, sendo de grande importância a ingestão de alimentos de fácil digestão antes das atividades vocais.
2ª Parte – Saúde Vocal

Neste capítulo iremos apresentar hábitos e alimentações saudáveis ou não para uma boa higiene vocal. Prestem bastante atenção e vamos, desde já, procurar cuidar bastante do nosso instrumento de trabalho que é precioso e único, nosso Aparelho Vocal.

Permitido - Beba bastante água em temperatura natural! (no mínimo 2 litros por dia) para manter as pregas vocais hidratadas e em boa condição de vibração.

Permitido - Coma maçã! A maçã possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância.

Permitido - Beba suco de frutas! (Principalmente de frutas cítricas).

Evitar - Evite usar roupas apertadas, principalmente nas regiões do abdômen, cintura, peito e pescoço, pois isso poderá dificultar a respiração.

Proibido - Não use pastilhas, sprays, anestésicos sem orientação médica, pois para cada caso existe uma medicação específica, portanto não se automedique nunca!

Evitar - Evite alimentos gordurosos e "pesados" antes das apresentações, pois dificultam a digestão.

Permitido - Dê preferência aos alimentos leves e de fácil digestão (verduras, frutas, peixe, frango).

Permitido - Durma bem! Procure dormir, no mínimo, 8 horas por dia.

Proibido - Não durma de estômago cheio pois pode provocar refluxo gastresofágico que é altamente prejudicial às pregas vocais.

Evitar - Não cante se estiver doente! Quando cantamos envolvemos todo o nosso corpo e gastamos muita energia, então recupere-se antes de voltar a cantar.

Evitar - Evite ficar exposto por muitas horas em ambiente que utiliza ar-condicionado pois provoca o ressecamento das pregas vocais. Em casos onde isso não for possível, procure estar sempre lubrificando as pregas vocais com água ou suco sem gelo.

Evitar - Evite ambiente com mofo, poeira ou cheiros muito fortes, principalmente se você for alérgico

Evitar - Evite a competição sonora, ou seja, falar ou cantar em lugares muito barulhentos.

Evitar - Evite choques bruscos de temperatura.

Evitar - Evite bebidas geladas.

Evitar - Evite cochichar pois, ao contrário do que pensamos, no ato de cochichar submentemos nossas pregas vocais a um grande esforço provocando um desgaste muitas vezes maior do que se conversarmos normalmente.

Proibido - É proibido gritar, pigarrear, falar durante muito tempo sem lubrificar as pregas vocais, fumar, ingerir bebidas alcoólicas antes de cantar para "melhorar" a voz.

IMPORTANTE!!!

Se você utiliza sua voz profissionalmente, é indispensável a consulta com um médico especialista para que ele possa fazer uma avaliação do seu aparelho vocal.
Não se esqueça de que o nosso "instrumento de trabalho" é único e merece toda a nossa dedicação e atenção.

Nossas pregas vocais são a nossa identidade, são nosso registro pessoal, portanto não se esforce para cantar músicas em tons que não lhes são confortáveis pois assim você estará prejudicando-as.

3ª Parte – A Postura Ideal

Devemos estar atentos a alguns aspectos relacionados à postura no canto:
• Os pés devem estar afastados na direção dos ombros
• Coluna reta Ombros e braços relaxados a fim de não tencionar o pescoço
• Queixo reto, olhando sempre para frente
• Não fixar o olhar em nenhum ponto para não perder a concentração
Podemos também cantar sentados observando:
Sentar na ponta da cadeira sobre os ossos das nádegas (faça o movimento para os lados, como uma canoa e verifique se está na posição correta)
• Manter a coluna e o queixo retos
• Braços e ombros relaxados
4ª Parte – A Respiração: "Respirando bem, cantamos bem"
Para uma boa projeção da voz no canto, é necessário obter o controle da respiração. Para realizarmos uma respiração correta, devemos estar numa postura adequada, pois a postura e a respiração andam juntas.
A inspiração deverá ser sempre nasal, pois o nariz funciona como um filtro de ar. Se inspirarmos pela boca, estaremos inspirando todas as impurezas podendo ocasionar doenças inflamatórias do aparelho respiratório. Caso você não consiga respirar pelo nariz, sugiro que procure imediatamente um médico especialista.
Utilizaremos para o canto a respiração chamada diafragmática, costo-diafragmática, ou abdominal-intercostal.
1. Devemos inspirar pelo nariz e canalizarmos esse ar em direção à região abdominal (enchendo a barriga de ar). É importante que os ombros e o peito não se movam.
2. Expire pela boca observando que enquanto o ar é expelido a barriga vai esvaziando lentamente até chegar ao normal.
ATENÇÃO!!!
Cuidado para não utilizar o ar de reserva, ou seja, não pressione a barriga forçando-a a se esvaziar mais depressa que o normal pois este feito poderá causar mal-estar.
Exercícios para o Controle da Respiração
1. Inspire lentamente (pelo nariz) até encher bastante as paredes abdominais.
2. Coloque o dorso da mão em frete à boca e expire lentamente .
3. Observe que o ar expirado estará quente.
4. Repita este exercício por 15 vezes (3 seqüências de 5) em frente a um espelho (de preferência vertical) para que você possa corrigir a postura e observar os ombros e peito (que não deverão se movimentar).
5. Lembre-se de que ao término de cada seqüência, você deverá relaxar, respirar fundo, encher os pulmões e soltar o ar pela boca por 3 vezes para evitar mal-estar.
LEMBRE-SE:
Este tipo de respiração é uma novidade para muitos de vocês, sendo assim, não deverá ser usada no dia-a-dia sem que haja necessidade.


Dança é Adoração? O que é então?
A Dança no meio do Povo Hebreu-EMBASAMENTO BÍBLICO
Mtos podem perguntar qual o respaldo bíblico para a utilização da dança na Igreja .Hoje ainda existe resistência em relação a dança no louvor e na adoração,entretanto,existem vários versículos sobre dança,os quais dão a certeza de que o Ministério de Adoração com Danças,está fundamentado na Palavra.
a)Dança entre os hebreus como expressão de Alegria:
"...as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul,cantando e dançando alegremente,com tambores,e com instrumentos de música." I Samuel 18:6
"Ora,o filho mais velho estivera no campo;e quando voltava,ao aproximar-se da casa,ouviu as músicas e as danças". Lucas 15:25
b)Dança como expressão de Adoração ao Senhor:
"Então Miriã,a profetisa,irmã de Arão,tomou na mão um tamboril,e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris,e com danças." Ex 15:20
"Louvai-o com adufes e com danças..." Sl. 150:4
"Louvem o Seu Nome com danças,e lhe cantem louvores com adufe e harpa". Sl. 149:3
c)Dança citada em promessa de Restauração:
"Ainda te edificarei,e serás edificada,ó virgem de Israel ! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam." Jeremias 31:4
e Jeremias 31:13
d)Dança fora do propósito de DEUS:
"Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças,acendeu-se-lhe a ira...." Ex 32:19
e Marcos 6:22

A verdade é,a dança ñ é hereditariamente boa ou má,mas uma maneira de comunicar o que é bom ou mal.Podemos usá-la para adorar e engrandecer o Nome do Senhor,ou para servir aos propósitos errados.
A Voz como Instrumento

"Nenhum cantor vence por ter uma voz poderosa, nem os músicos conseguem o sucesso por causa de seu talento. Não são as boas músicas que ganham almas; elas por si não salvam um CD. É o Deus Eterno que dá poder àqueles que O temem e inspira aqueles que confiam no Seu amor". Adaptado do Salmo 33:16-18.
O instrumentista manuseia seu instrumento. O cantor é o próprio instrumento. Por isso é mais difícil estudar, pois o instrumento não pode ser "desmontado".

Voz superintendida mente
Instrumento Vocal:
Acionador – energia produzida pelo aparelho respiratório
Vibrador – pregas vocais
Ressonador – aparelho fonador

Aparelho Fonador – O conjunto de órgãos da fala, constituídos das seguintes partes:
• Pulmões, brônquios, traquéia – órgãos respiratórios que fornecem a corrente de ar para a fonação;
• Laringe – onde se localizam as cordas vocais que produzem energia sonora utilizada na fonação;
• Cavidades supralaríngeas (faringe, boca e fossas nasais) – que funcionam como caixas de ressonância.A cavidade bucal varia de forma e volume, em função dos movimentos de órgãos ativos, sobretudo a língua.
O ouvido é fundamental para o bom uso do instrumento vocal. Ele faz o elo entre o aparelho fonador e o cérebro. Para cantas é essencial:
Ouvido externo (audição);

Ouvido interno (capacidade de "ouvir" a música dentro da cabeça).

"O ouvido interno está para a música como o pensamento está para a fala". (Edwin Gordon. In: Callaghan).

"É possível tocar (mal) um instrumento musical sem este ouvido interno – ou pensamento musical – usando apenas movimentos mecânicos, mas não é possível cantar sem ele". (Callaghan, p. 17).

O instrumento musical é capaz de produzir:

• Tom: As pregas vocais têm camadas múltiplas, cada uma delas com propriedades mecânicas, que por sua vez estão sujeitas aos ajustes dos músculos da laringe. Os complexos ajustes possíveis dentro de cada camada e entre as camadas, significam que a voz é capaz de muito maior precisão e afinação do que em instrumentos de corda. (Callaghan, p.19).
• Volume
• Duração
• Timbre
Além de:

• Fraseado musical
• Articulação do texto
Para controlar este instrumento é preciso conhece-lo. "O controle vocal (...) depende de um conjunto complexo de coordenações motoras de alta precisão, reguladas por sinais neurológicos e monitoradas por vários tipos de feedback externos e internos". (Callaghan, p. 25).
Respiração:
"Controle da respiração é sinônimo de controle do instrumento vocal". (Callaghan, p.31).
Diafragma – "A musculatura abdominal contribui para o controle da pressão subglótica que é necessária para a produção da voz". (Callaghan, p. 42).

Saúde Vocal:

"A força humana é sinônimo de fraqueza, e a sabedoria humana é tolice. O nosso sucesso não depende de nossos talentos ou conhecimentos, mas de nossa ligação pessoal com Deus". Ellen G. White. Testemonies for the Church, Vol. 5, p. 313.

Os itens que compõem a saúde vocal:

Hidratação – água é essencial para o funcionamento do aparelho respiratório e também do aparelho fonador. A hidratação é essencial às pregas vocais por causa dos efeitos da fricção. (Callaghan, p. 97-8).

Saúde geral – o corpo é o instrumento! Desidratação, fadiga e outras doenças podem afetar a mucosa que cobre as pregas vocais, alterando a lubrificação e causando queda no rendimento vocal. Exemplos: alergias, tosses, asma; os "gelados".

Boa forma – excesso de peso, um corpo fora de forma sem força muscular torácica e abdominal... Tudo isso debilita a fonte de energia da voz.

Estilo de vida – bebidas e drogas têm efeito desidratante. Remédios também! Anti-histamínicos, diuréticos, remédios para indigestão, calmantes e alguns antibióticos.

Evitar cansaço e fadiga vocal– o cansaço afeta a voz. O sono é fundamental. Mas a fadiga vocal também pode ser conseqüência da falta de aquecimento antes de cantar, ou de uma conversa em locais onde há muito barulho e é preciso falar alto.

Usar técnica para atingir bom uso da voz – voz gritada, forçar a voz, cantar fora da região, falar fora da região (pessoas que gostam de falar grave – pesquisadores descobriram ser essa uma causa de problemas na voz. (Callaghan, p. 106), ensaiar "dando tudo", cantar sem aquecer, etc).

Postura do Cantor no Ambiente de Igreja:

"Deus espera que Seus servos cultivem suas vozes de modo que possam falar e cantar de uma maneira que todos possam entender. O volume não é o mais importante, e sim uma entonação clara, pronúncia correta e dicção bem definida... A habilidade de cantar é um dom de Deus; que seja usada para Sua glória". Ellen G. White. Testemonies for the Church. Vol. 9, p. 144.

Relação com o microfone – O microfone é uma ferramenta que precisa ser manuseada corretamente para que possa cumprir sua função.

Postura corporal – Além da postura correta para a emissão da voz, é preciso pensar na aparência como um todo (roupas, maquilagem, penteado, etc), escolhendo sempre aquilo que seja adequado ao momento e que não desvie a atenção dos ouvintes.

"Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo". Provérbios 3:5, 6.

Expressão facial/Gestos – "Será que um [cantor] pode fazer alguma coisa nova? Não. Só pode fazer o que fizeram os [cantores/músicos] que [se apresentam] antes dele". Adaptado de Eclesiastes 2:12.

"Sou Teu servo; por isso dá-me sabedoria para que eu possa conhecer os Teus ensinamentos". Salmo 119:125.
"Que o Espírito, que nos deu a vida, controle também a nossa vida". Gálatas 5:25.

Articulação das palavras – "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a Tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu". Salmo 19:14.

"Deus espera que Seus servos cultivem suas vozes de modo que possam falar e cantar de uma maneira que todos possam entender. O volume não é o mais importante, e sim uma entonação clara, pronúncia correta e dicção bem definida... A habilidade de cantar é um dom de Deus; que seja usada para Sua glória". Ellen G. White. Testemonies for the Church. Vol. 9, p. 144.

Os objetivos de quem canta em Igreja:

"Feliz o povo que Te adora com cantos e que vive na luz da Tua presença. Por causa de Ti eles se alegram o dia todo; eles Te louvam porque os salvas". Salmo 89:15, 16.

"O dia todo falarei de Tua salvação, embora não seja capaz de entendê-la". Salmo 71:15.

"Porém, nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro comum, para mostrar que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. Muitas vezes estamos em dificuldades, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos feridos, mas não destruídos". II Coríntios 4:7-9.

Escolha de repertório para diferentes programações da igreja:

"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião". Eclesiastes 3:1.

"Não é no meu arco que eu confio, e não é a minha espada que me que me dá a vitória. Pois foste Tu que nos livraste dos nossos inimigos..." Salmo 44:6, 7.
Dinâmica
É muito desagradável quando paramos para ouvir uma música e percebemos que ela começa e termina sem dinâmica alguma; ou seja, não se percebe nenhuma variação de volume durante toda a música.

Para trabalhar com dinâmica , primeiramente é preciso que o cantor(a) esteja integrado com os músicos que executarão o instrumental . Não adianta o cantor se esforçar em demonstrar uma certa "emoção" enquanto canta e os músicos não acompanharem a mesma idéia . Para quem canta com play-back , deve-se ouvir com muita atenção seu instrumental antes de cantar.

Para entendermos como funciona a dinâmica numa música, vamos observar duas coisas importantes:

1. O que diz a letra?

Esse é o ponto de partida . A partir do momento que decidimos passar uma mensagem, devemos nos lembrar de usar todos os recursos disponíveis para que isso aconteça(cada um a seu tempo). Portanto, leia a poesia antes e reflita naquilo que você irá cantar interpretando-a durante a execução.

2. Volume

O volume da voz é o recurso que pode ser usado para se trabalhar com a dinâmica da música.

Backing Vocal
1- O "back vocal" apesar de ser um grupo de pessoas, é um instrumento só, e como tal, é necessário estar no contexto do arranjo geral. Não pode ser um instrumento solto.

2- Procure atingir nos ensaios, o equilíbrio de voz entre todos. É necessário timbrar as vozes e estar atento à afinação.

3- Procure cantar dentro da sua tessitura (extensão vocal). Faça divisão de vozes, pois isso enriquecerá a música.

4- Fique atento aos sinais do dirigente de louvor para não cantar outra parte da música atrapalhando assim, o fluir do cântico.

5- Desenvolva expressão quando estiver cantando.

6- Cuidado com os improvisos, pois em excesso podem se tornar cansativo e ao mesmo tempo atrapalhar o dirigente.


Acesse. www.revistasemeando.blogspot.com

Um comentário: